O exame toxicológico é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos. Por meio da análise de fina mecha de cabelo (que tenha mais ou menos da espessura de uma caneta); ou de pelos corporais (peito, pernas, braços, axilas), pode-se detectar substâncias consumidas até 180 dias antes do exame.
O coletor deve cortar o belo próximo à raiz. Em casos especiais o exame toxicológico pode ser feito através da análise da amostra de unha.
Este tipo de procedimento, entretanto, é realizado somente quando é impossível coletar qualquer outro tipo de material por consequência genética ou de enfermidade.
O exame toxicológico é chamado de 'larga janela' porque detecta o uso de substâncias psicoativas (drogas) em um período de 90 dias antes da realização do teste.
Preparação necessária
Certamente uma das informações sobre exame toxicológico CNH mais buscadas pelos motoristas é sobre a preparação necessária para o exame.
O exame toxicológico não exige nenhuma preparação prévia. O uso de produtos como gel, shampoo, condicionador ou tintura não influenciam o resultado do teste.
As amostras são acondicionadas em kits apropriados e enviadas à Psychemedics para análise.
Pede-se apenas que o cabelo não esteja molhado no momento da coleta.
Substâncias detectadas
As substâncias detectadas no exame toxicológico CNH são:
- maconha e derivados;
- cocaína e derivados (crack, merla e outros);
- anfetaminas (rebites);
- metanfetaminas (speed, ice e outros);
- ecstasy (MDMA e MDA);
- opiáceos (heroína, morfina, codeína e outros),
- codeína, femproporex, mazindol, oxicodona e anfepramona.
O exame toxicológico não detecta consumo de energéticos, antidepressivos, álcool, anabolizantes, calmantes e similares.
